Em 2019, a Ordem de Advogados do Brasil (OAB) lançou uma cartilha de saúde mental (2019-2021) com esse título "O cuidado de si como inerente à preservação dos direitos dos outros", onde o objetivo foi "trazer, para a profissão que todos abraçamos, num reconhecimento ... de que para cuidar dos direitos da sociedade, precisamos cuidar da nossa saúde mental".
Como o presidente do Concad, Pedro Zanette Alfonsín relata: "Poucas são as profissões que desafiam a mente de maneira tão intensa e permanente como a advocacia".
Em um estudo americano exposto na cartilha, mais de 13.000 profissionais foram entrevistados e 28% deles estavam sofrendo em algum grau de depressão, 23% de ansiedade e 19% de ansiedade.
Além disso, o excesso de trabalho, a pressão, disputa em que o trabalho se desenvolve pode contribuir no desenvolvimento da síndrome de Burnout e outros distúrbios impactando na saúde mental e na qualidade de vida.
Nessa cartilha, foram descritas muitas destas alterações para que se possa identificar e então escolher abordagens que vão contribuir para uma melhor qualidade. Um dos recursos sugeridos foi a técnica de Barras de Access® (pág. 25) pelos seus benefícios em sintomas comuns nessa profissão: "diminuição dos níveis de estresse, alívio dos sintomas de transtornos como Síndrome do Pânico e Déficit de Atenção e melhora em casos de ansiedade e depressão".
Advogados que acrescentaram esse recurso como um cuidado a si contam desde benefícios pessoais, como maior bem-estar, melhor qualidade de sono, maior disposição para outras atividades, a benefícios profissionais, como maior clareza em condutas, percepção de diferentes possibilidades que facilitassem acordos e diminuísse a chance de conflitos, uma visão maior/amplificada sobre os processos e seus desfechos - relatos concedidos a Dr.a Julia Pancotte
A cartilha está disponível na íntegra no site da OAB .
Você está pronto para receber Barras de Access® e experimentar mudanças positivas em sua vida?
Você pode ter sua sessão, entrando em contato pelo link .
Comments